Sobre o blog

Sejam bem-vindos investidores!

Aqui neste espaço nosso objetivo será de passar informação útil para ajudar você a se tornar um investidor de sucesso no mercado financeiro.

Vamos falar aqui constantemente sobre os investimentos e seus assuntos relacionados, falaremos de análise, empresas, bolsa de valores, tesouro direto, fundos de investimentos, notícias, relatórios, tributação e conceitos sobre investimentos no geral.

Arquivo

Na Web

Acesse nosso canal no
SlideShare e tenha acesso
a conteúdos exclusivos
View renascenca's profile on slideshare

O que é e qual a importância de um banco central?

maio 5th, 2011 por Blog RenaTrader

Os bancos centrais sempre estão na moda, seus diretores ditam o futuro das pessoas: os bancos centrais têm poder de interferir fortemente nas grandes variáveis econômicas como juros, inflação, nível de emprego e taxa de câmbio. Mas, afinal, o que é e qual a importância de um banco central?

 

Um banco central é uma instituição ligada ou independente do Estado (país) onde se situa com objetivo de regular o mercado financeiro e a economia do país. Sua importância se dá pelo fato de suas decisões interferirem no futuro econômico do país.

 

Os bancos centrais também são o depositante do governo federal, pode-se dizer assim que os bancos centrais são os banqueiros dos seus governos. Os bancos centrais também emitem moeda e controlam a política monetária e cambial. Também cumprem a função de “Banco dos bancos”, sendo depositário dos bancos de um país (além de regularem sua atuação).

 

No caso brasileiro, temos o BCB, Banco Central do Brasil, que funciona sob forma de uma autarquia federal e foi criado em 1964 em substituição à SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito) e é a principal autoridade monetária do Brasil.

 

A imagem a seguir é uma foto da sede do BCB em Brasília, DF:

 

Banco Central do Brasil

Banco Central do Brasil

Curiosamente, existe também o banco dos bancos centrais, que é o BIS (abreviação de Bank for International Settlements). O BIS atua como contraparte central e agente fiduciário para transações financeiras internacionais para os bancos centrais ao redor do mundo.
No site do BIS você pode encontrar também o site de outros bancos centrais ao redor do mundo, confira neste link: http://www.bis.org/cbanks.htm

 

Leia mais no site do Wikipédia neste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Central_do_Brasil

 

Publicado em Investimentos | Tags: , , , , , | Nenhum comentário »

Deixe um Comentário

Atenção: Aguarde a publicação do seu comentário, pois eles são moderados e esse processo não é automático.
Por isso, não há necessidade de reenviar o seu comentário.