Alameda Santos, 1940 - 12º andar

Para minhas aplicações, quanto pagarei de imposto à Receita Federal?

Sobre as suas aplicações em títulos públicos federais, incidem sobre os seus rendimentos o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto de Renda (IR), por se tratar de um investimento em renda fixa.

O IOF é cobrado nas aplicações que tenham saques em prazos inferiores a 30 dias, e o Imposto de Renda é inversamente proporcional ao número de dias da sua aplicação. Desta maneira, quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado no título, menor será o imposto pago por você, investidor.

Confira na tabela a seguir o valor das alíquotas de IR cobradas de acordo com prazo de investimento.

Até 6 meses (180 dias) - 22,5%
De 6 meses (e 1 dia) a 1 ano (de 181 até 360 dias) - 20,0%
De 1 ano (e 1 dia) a 2 anos (de 361 até 720 dias) - 17,5%
Acima 2 anos (e 1 dia) (de 721 dias em diante) - 15,0%

*A alíquota do IOF incidente sobre os rendimentos do investimento variam de 96% para o prazo de um dia até 3% para 29 dias.

logoRod

hb

Clique aqui para consultar os fatos relevantes das companhias com capital aberto.

Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A marca RenaTrader é de propriedade da Renascença Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. Todas as operações realizadas no RenaTrader são executadas pela Renascença DTVM, instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil.