Canal de Educação Financeira

Análise Técnica

4 - Estratégias

Perfil de investidor

Descobrir seu próprio perfil de investimento irá definir quais tipos de estratégia o investidor pode adotar e mesmo qual prazo ele pode movimentar.

Um perfil conservador em renda variável exige uma predominância de operações mais duradoras. Um perfil moderado permite operações de curto prazo. Um perfil arrojado permite uso de derivativos.

Definindo a estratégia

Definido o perfil, o investidor pode definir os indicadores e métodos que mais se adéquam ao seu perfil.

Um investidor day-trader pode por exemplo usar o IFR no gráfico intraday. Um investidor que opera por vários dias pode apenas acompanhar a tendência com uma média móvel.

Testando a estratégia

Uma boa maneira de testar a eficácia da estratégia é aplicando-a a dados passados. Testar a estratégia com dados passados permite uma melhor otimização do sistema.

Busque o histórico dos ativos que você pretende comprar e vender e verifique se houveram oportunidades rentáveis aplicando a estratégia criada.

Executando a estratégia

Executar a estratégia envolve além de identificar o momento no gráfico favorável a operação: é preciso relacionar outras informações como relação perda/ganho e tempo.

Esse histórico permite demonstrar ao investidor o seu desempenho com a estratégia para eventual melhoria.

Fatores psicológicos

Um importante treino do investidor, principalmente para o investidor de curto prazo é o treino psicológico: ter bom controle emocional pode ser decisivo para executar corretamente uma estratégia.

Treinar em operações simuladas ajuda o investidor a encontrar um equilíbrio necessário em termos de comportamento, além de aprender mais sobre o dia a dia da bolsa.

Faça o Quiz
Dica do Din Din: teste o que aprendeu nesta etapa antes de seguir em frente!

Quiz Renatrader