Canal de Educação Financeira

Tesouro Direto

4 - Como investir

Comprando um título público

Após ter a conta aberta no RenaTrader e receber a senha de acesso ao site do Tesouro Direto, acesse o site https://seguro.cblc.com.br/tesourodireto/ e efetue seu login.

Clique em Comprar e Vender > Comprar. Digite o código da corretora no campo de Agente de Custódia: 92. Escolha os títulos que deseja comprar e ao final, Confirmar compra.

Saiba Mais

Pagando pela compra

O débito referente à compra de um título no Tesouro Direto é feita diretamente na conta do cliente na corretora agente de custódia.

O débito ocorre sempre no dia útil seguinte e, portanto, o investidor deve ter saldo depositado na corretora até o dia da aquisição, para que não haja problema no pagamento da compra.

Vendendo um título

O Tesouro Nacional garante a recompra de títulos públicos todas às quartas-feiras das 9:00 às 5:00 (do dia seguinte) para investidores que desejam antecipar o saldo do investimento.

Clique em Comprar e Vender > Vender. Digite o código da corretora no campo de Agente de Custódia: 92. Escolha os títulos que deseja vender e ao final, Confirmar venda.

Saiba Mais

Resgatando um título

Após prazo de vencimento, os títulos públicos são automaticamente resgatados. Ou seja, o investidor receberá automaticamente o dinheiro referente ao investimento feito.

Não é preciso nenhuma ação do investidor para resgatar o título no vencimento, o investidor também tem descontado automaticamente o imposto de renda referente ao investimento.

Recebendo o cupom

Alguns títulos públicos pagam cupom: um rendimento parcial da aplicação pago em períodos semestrais.

O recebimento do cupom é automático: quando do evento de pagamento de cupom, o investidor recebe o valor diretamente na conta da corretora.

Resgatando os valores

O investidor que desejar utilizar os valores investidos em Tesouro Direto, após a venda e liquidação, solicita um saque para a RenaTrader que envia o recurso para a conta cadastrada.

Por legislação, o valor só pode ser resgatado para uma conta em seu nome, tornando todo o processo mais seguro.

Pagando os impostos

A tributação segue o padrão para renda fixa, conhecido de “tabela regressiva” onde a alíquota máxima é 22,5% e cai para até 15%, menor a alíquota quanto maior o prazo do resgate.

A obrigação de apuração é da fonte pagadora, ou seja, da corretora agente de custódia. O valor é automaticamente debitado no resgate e fica indicado no extrato do investidor.

Saiba Mais

Faça o Quiz
Dica do Din Din: teste o que aprendeu nesta etapa antes de seguir em frente!

Quiz Renatrader