Canal de Educação Financeira

Tesouro Direto

5 - Na prática

Como escolher um título?

A decisão de investimento envolve algumas decisões na hora de comprar títulos públicos federais: prazo de investimento e tipo de capitalização.

Prefira títulos com vencimento similar aos seus planos de uso do investimento. Se deseja se proteger da inflação, prefira os títulos pós-fixados. Caso prefira saber de antemão o rendimento total, compre os pré-fixados.

Limites para negociação

No Tesouro Direto os títulos podem ser negociados em frações de 0,1 e múltiplos desta quantidade mínima, ou seja, 0,1 títulos, 0,2 títulos, 0,3 títulos e assim por diante.

O limite máximo de compra é de R$ 1 milhão por mês por investidor (CPF).

Horário de negociação

O acesso ao site do Tesouro Direto é acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para o dia as compras podem ser feitas das 9:00 às 5:00 do dia seguinte.

Fora desse horário o sistema fica em manutenção.

Usando como garantia

Os títulos públicos federais têm a possibilidade de serem usados como garantia em operações com futuros da BM&F, para os investidores mais arrojados.

Isso permite ao investidor que deseja operar nos mercados futuros, ter um rendimento adicional ao capital que serve de garantia neste tipo de operação.

Montando uma carteira

Uma carteira bem diversificada também pode ter títulos públicos na sua composição. Sua participação maior ou menor na carteira depende do perfil e idade do investidor.

Ter títulos públicos ajuda a diminuir o risco geral da carteira e pode ajudar na rentabilidade em momentos de baixa geral do mercado de ações e/ou quando as taxas de juros sobem.

Planejando o futuro

Ter títulos públicos em carteira pode ajudar você a planejar seu futuro financeiro: existem títulos com vencimento em mais de 30 anos, para que deseja investir a um prazo muito alto.

Títulos públicos também servem como uma ótima alternativa à poupança e para formação de um patrimônio familiar.

Riscos

Ao investir em títulos públicos o investidor fica sujeito a um dos de menores riscos no mercado brasileiro.

O risco típico ao qual está exposto este tipo de investidor é o risco da flutuação das taxas de juros, que pode alterar o valor atual de um título.

Saiba Mais

Faça o Quiz
Dica do Din Din: teste o que aprendeu nesta etapa antes de seguir em frente!

Quiz Renatrader