Alameda Santos, 1940 - 12º andar

Operações e Estratégias


Ordens

Compra normal

É uma ordem que gera negócio a partir de uma ordem de compra, que pode ser executada ao preço solicitado ou a preço melhor.

Uma ordem de compra enviada, limitada ao preço de 25,00 pode:
• Gerar negócio executado a 25,00 se houver vendedor a este preço;
• Gerar negócio executado a menos que 25,00 se houver vendedor a menos que este preço;
• Não gerar negócio executado, ficando a oferta aceita pela bolsa, se somente houver vendedor a preços maiores que 25,00.

Venda normal

É uma ordem que gera negócio a partir de uma ordem de venda, que pode ser executada ao preço solicitado ou a preço melhor.

Uma ordem de venda enviada, limitada ao preço de 30,00 pode:
• Gerar negócio executado a 30,00 se houver comprador a este preço;
• Gerar negócio executado a mais que 30,00 se houver comprador a mais que este preço;
• Não gerar negócio executado, ficando a oferta aceita pela bolsa, se somente houver comprador a preços menores que 30,00.

Stop de compra

É uma ordem programada de compra. O stop de compra envia uma ordem de compra se ocorrer uma alta dos preços do papel até o preço que serve como disparo.

Ao atingir o preço de disparo, o stop envia uma ordem de compra a um preço que deve ser superior ao valor de disparo, para tentar garantir sua execução.

O stop de compra é particularmente útil para o investidor que deseja comprar um papel a um preço mais alto, mas só se este atingir um preço acima do atual.

Exemplo:
• Preço atual do mercado: 45,00;
• Preço de disparo do stop compra: 46,00;
• Preço da ordem de compra do stop compra: 46,50.

Nas condições acima, se o preço do papel subir até 46,00, o stop compra é acionado e envia uma ordem de compra a 46,50. A execução ocorre ao preço de vendedor, que dependendo da liquidez do papel pode ser mais perto de 46,00 , que dos 46,50.

Stop de venda

É uma ordem programada de venda. O stop de venda envia uma ordem de venda se ocorrer uma baixa e/ou alta dos preços do papel até o preço que serve como disparo na alta ou na baixa.

Ao atingir o preço de disparo, o stop envia uma ordem de venda a um preço que deve ser inferior ao valor de disparo, para tentar garantir sua execução.

O stop de venda é particularmente útil para o investidor que deseja vender um papel em determinado intervalo de preços para fixar um prejuízo máximo e/ou um lucro máximo.

Exemplo:
• Preço atual do mercado: 65,00;
• Preço de disparo do stop venda na parte loss: 64,00;
• Preço da ordem de venda na parte loss: 63,50;
• Preço de disparo do stop venda na parte gain: 66,00;
• Preço da ordem de venda na parte gain: 65,50.

Nas condições acima, se o preço do papel subir até 66,00, o stop gain é acionado e envia uma ordem de venda a 65,50. A execução ocorre ao preço de comprador, que dependendo da liquidez do papel pode ser mais perto de 66,00 que dos 65,50.

Agora, nas condições acima, se o preço do papel cair até 64,00, o stop loss é acionado e envia uma ordem de venda a 63,50. A execução ocorre ao preço de comprador, que dependendo da liquidez do papel pode ser mais perto de 64,00 que dos 63,50.

Validade e tipos de execução

Ordem limitada

Uma ordem limitada é uma ordem de compra ou venda que compra ou vende determinado papel ao preço determinado ou a um preço melhor.

Na compra, um preço melhor seria um preço abaixo do preço limitado, favorecendo o comprador por comprar a um valor menor que o esperado. Na venda, um preço melhor seria um preço acima do preço limitado, favorecendo o vendedor por vender a um valor maior que o esperado.

A ordem limitada tem este nome então por limitar a compra ou a venda ao um preço máximo que o investidor aceita na negociação.

Uma ordem de compra enviada, limitada ao preço de 25,00 pode:
• Gerar negócio executado a 25,00 se houver vendedor a este preço;
• Gerar negócio executado a menos que 25,00 se houver vendedor a menos que este preço;
• Não gerar negócio executado, ficando a oferta aceita pela bolsa, se somente houver vendedor a preços maiores que 25,00.

Todas as ordens enviadas pelo home broker Renatrader são do tipo limitada.

Ordem a mercado

Uma ordem a mercado é uma ordem de compra ou venda que compra ou vende determinado papel ao preço que puder fechar negócio imediatamente.

Na compra, a ordem a mercado executa toda a quantidade disponível ao preço do melhor vendedor. Na venda, a ordem a mercado executa toda a quantidade disponível ao preço do melhor comprador.

A ordem a mercado tem este nome então por executar a preços de mercado a ordem registrada pelo investidor.

Uma ordem de compra a mercado pode:
• Gerar negócio executado a 15,00 se houver vendedor a 15,00;
• Gerar negócio executado a 16,00 se houver vendedor a 16,00; ou
• Gerar negócio executado a 17,00 se houver vendedor a 17,00, e assim por diante.

Ordem válida para o dia (DIA)

Uma ordem válida para o dia oferta uma compra ou venda na bolsa até o final do dia apenas. Ao final do dia, após o after market, a bolsa cancela todas as ordens válidas para o dia.

A configuração básica das ordens enviadas pelo home broker é do tipo com validade para o dia.

Ordem válida até cancelar (VAC)

Uma ordem válida até cancelar, oferta uma compra ou venda na bolsa por tempo indeterminado. Quando da existência de eventos no papel (como pagamento de dividendos e desdobramentos), a bolsa cancela todas as ordens VAC, para evitar eventual descasamento de interesses.

O investidor pode alterar a validade da sua ordem de “para o dia” para “até cancelar” antes de enviar a ordem.

Ordem executa ou cancela (EOC)

Uma ordem executa ou cancela, oferta uma compra ou venda na bolsa que ao chegar ao mercado, executa a parte que pode ser executada a um preço determinado, e se houver quantidade excedente não executada, o excedente é cancelado.

Ordem tudo ou nada (TON)

Uma ordem tudo ou nada, oferta uma compra ou venda na bolsa que ao chegar ao mercado, se houver oferta com quantidade e preço que atende à ordem do cliente, executam-se tudo. Se nas condições de mercado faltar quantidade ou o preço for pior, nada é executado.

Perfis operacionais

Arbitrador

O arbitrador é o investidor que busca oportunidades de ganho conhecido evitando se expor aos riscos de mercado. O arbitrador cria estratégias a partir de distorções de preços em diferentes ambientes de negociação.

Um exemplo de arbitrador seria o investidor que compra ADRs de PETR4 na bolsa de Nova Iorque, vende dólares no mercado à vista brasileiro e vende as PETR4 na BOVESPA, pois, vê que o preço dolarizado da PETR4 no Brasil é mais caro que da ADR de PETR4 na bolsa americana. Ao identificar essa pequena distorção, o arbitrador executa essa estratégia até que a diferença de preços não seja rentável.

A figura do arbitrador é importante para todo o mercado, uma vez que elimina distorções de preços ao redor de todos os mercados do mundo e dá liquidez aos diferentes tipos de ativos negociados.

Especulador/Day-trader

A teoria fala que todos os tipos de investidores são especuladores, uma vez que especulam com o preço dos investimentos no futuro. Mas na prática o título de especulador acaba nomeando a figura do Day-trader.

O Day-trader é o investidor que executa operações pensando no prazo intradiário, ou seja, abre e encerra sua posição no mesmo dia. O Day-trader pode atuar mais intensivamente, abrindo várias posições simultâneas durante o dia, ou ainda abrindo e fechando suas posições muitas vezes durante o mesmo dia.

O Day-trader é o investidor que busca se expor a baixos riscos de mercado, administrando posições com baixa exposição e, conseqüentemente, baixo retorno potencial por operação. Apesar do baixo retorno potencial, devido a grande quantidade de operações, seu retorno acumulado é grande, resultando em grandes prejuízos ou grandes lucros.

Apesar da baixa exposição ao risco individual, o Day-trader pode ser muito suscetível a vieses psicológicos que podem afetar o resultado de suas operações, independente do risco de mercado. Por possuir baixa aceitação a perdas, o Day-trader também fica muito exposto a bruscas variações de preços de mercado, por conta de ruídos momentâneos nos preços, o que pode gerar severos prejuízos de forma inesperada.

Apesar disso, o Day-trader tem a vantagem de não se expor ao risco de mercado de um dia para outro, inclusive o risco de finais de semana e feriados locais. Além disso, dado seu acompanhamento muito próximo aos preços, o Day-trader é o investidor que reage mais rapidamente a fatos negativos e positivos, de forma a se adiantar em relação a perfis de atuação mais lenta.

Swing trader

O swing trader é investidor que busca operar movimentos contínuos de curto prazo. Este investidor busca momentos de volatilidade dos papeis onde ocorrem grandes seqüências de altas em uma tendência de alta, ou em pequenas seqüências de altas após fortes quedas. O swing trader também pode operar na venda, com estratégias opostas ao que apresentamos anteriormente.

O swing trader busca ganhos considerados substanciais para o prazo operado, como algo a partir de 2% para um prazo de um dia a 10% para até duas semanas. É um perfil de operação considerado menos arriscado que o Day-trader mas seus ganhos no geral podem levar mais tempo do que para o Day-trader

Hedger

O hedger é o investidor que busca neutralizar sua exposição ao risco de mercado montando uma estratégia com ganho pré-determinado e com nível de risco considerado travado. É um investidor com posição no mercado, mas que busca minimizar seu risco ainda que isso resulte em perda de retorno, mas de forma que a relação risco/retorno seja mais favorável ao investidor.

Devido à baixa exposição ao risco, o hedger costuma ter ganhos próximos à renda fixa, ligeiramente maiores, por conta de alguma exposição ao risco. Muitos hedgers também são, na verdade, empresas que visam montar uma posição de hedge com objetivo de proteger o preço de suas mercadorias.

Position trader

O position trader é o investidor que aposta em perspectivas de longo prazo dos investimentos que escolhe. Este investidor busca preços que momentaneamente não refletem bem a realidade da empresa que compra (ou vende) e esperam que o preço seja corrigido no longo prazo.

O position trader pode ser ativo ou passivo. O position trader passivo é aquele que busca retornos idênticos aos índices de mercado, como por exemplo, o Ibovespa. O position trader ativo é aquele que busca retornos acima da média do mercado, e para isso, faz uma constante seleção de investimentos de longo prazo buscando ganhar dos índices de mercado, como por exemplo, o Ibovespa.

Estratégias

Compra seca

A compra seca é uma operação direcional que aposta na alta de algum papel. A compra direcional seca pode ser feita em qualquer ativo ou derivativo e é estratégia básica de mercado.

A operação de compra seca exige que o investidor possua saldo para o pagamento do ativo comprado ou margem, em alguns casos.

Venda seca

A venda seca é uma operação direcional que aposta na baixa de algum papel. A venda direcional seca pode ser feita em qualquer ativo ou derivativo e é estratégia básica de mercado.

A operação de venda seca exige que o investidor possua o ativo objetivo para a entrega do ativo vendido ou margem, em alguns casos.

Venda coberta

A venda coberta é uma operação direcional que aposta na baixa de algum papel. A venda coberta é feita com derivativos que possuem ativo objeto que servem para garantia da operação, ou cobertura, de onde deriva seu nome.

A venda coberta só pode ser feita até o limite quantitativo das garantias. Caso o investidor deseje vender mais de derivativo do que se tem em quantidade do ativo, a quantidade excedente é considerada venda descoberta, se assim a corretora permitir para a operação.

Venda descoberta

A venda descoberta é a venda de um papel sem a garantia ou a margem necessária para a operação. São operações tipicamente feitas descobertas, venda de ações para o dia ou venda de opções sem ter o ativo objeto ou a opção vendida.

A bolsa brasileira não permite vendas descobertas de ações que excedam o próprio pregão, sendo necessário, se for o caso, o aluguel da ação para servir de margem de garantia.

Lançamento coberto

O nome lançamento coberto é dado especificamente para o tipo de venda coberta de opções de ações com garantia em ações do mesmo tipo das opções lançadas. O investidor que efetua um lançamento coberto entende a operação como um fluxo de caixa, e busca maximizar a taxa deste fluxo, em função da cotação atual do papel.

Lançamento descoberto

O nome lançamento descoberto é dado especificamente para o tipo de venda descoberta de opções de ações onde seria necessária garantia em ações do mesmo tipo das opções lançadas. O investidor que efetua um lançamento descoberto é um vendedor descoberto.

Travas

Uma trava consiste em montar uma posição vendida e uma comprada no mesmo tipo de opção (call ou put). São dois os tipos de travas: travas de alta e travas de baixa.

A trava de alta é uma estratégia direcional que aposta na alta do ativo objeto. É estruturada através da compra de uma opção de compra com determinado strike e com a venda de uma opção de compra da mesma série e com strike acima do anterior.

A trava de baixa é uma estratégia direcional que aposta na baixa do ativo objeto. É estruturada através da compra de uma opção de compra com determinado strike e com a venda de uma opção de compra da mesma série e com strike abaixo do anterior.

Para mais detalhes das estratégias de travas, veja o tópico de opções.

Proteção de carteira com contratos futuros

O investidor que deseja neutralizar sua exposição ao mercado de ações pode, tendo uma carteira de ações, vender contratos futuros de Ibovespa. Para que a estratégia funcione, a carteira montada deve ter desempenho similar ao histórico do Ibovespa.

O hedge existe, pois, em movimentos de alta do mercado, se ganha na carteira à vista e se perde o equivalente no mercado futuro. Em movimento de baixa do mercado, se perde na carteira à vista e se ganha o equivalente no mercado futuro.

Por estar vendido em contrato futuro, o investidor recebe ganho da depreciação do valor do contrato futuro no tempo, fazendo com que essa carteira com hedge seja rentabilizada ao redor da rentabilidade da renda fixa.

Alavancagem de carteira com contratos futuros

Se ao ter uma carteira à vista, vender contratos futuros gera um efeito de hedge, comprar contratos futuros para esta mesma carteira gera um efeito de alavancagem.

O alavancagem existe, pois, em movimentos de alta do mercado, se ganha na carteira à vista e se ganha em dada proporção o equivalente no mercado futuro. Em movimento de baixa do mercado, se perde na carteira à vista e se perde em dada proporção o equivalente no mercado futuro.

 

Leia também  


logoRod

hb

Clique aqui para consultar os fatos relevantes das companhias com capital aberto.

Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A marca RenaTrader é de propriedade da Renascença Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. Todas as operações realizadas no RenaTrader são executadas pela Renascença DTVM, instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil.